09 maio 2014

Para conhecimento de todos os Ceirenses...

"A Língua Portuguesa

No passado dia 30 de Abril, realizou-se na sede da Junta de Freguesia de Ceira a Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia. Um dos pontos da ordem de trabalhos recaía na “Leitura, discussão e aprovação da ata da sessão anterior”.
Qual não foi a minha surpresa, quando soube que a ata tinha sido enviada a todos os elementos previamente, para que assim fizessem sugestões e algumas correções. A minha surpresa reside no facto de grande parte do debate se centrar na correção da língua.
Tenho conhecimento da importância do domínio correto da língua portuguesa, mas, meus senhores, convenhamos que todas as sugestões eram bem-vindas, contudo guardaram tamanha estima com a língua materna, para o momento da leitura. Notável preocupação, mas no meio de tamanha celeuma, os meus pensamentos viajaram pela freguesia… Tantos problemas a debater, tantos assuntos a resolver, de regresso à reunião e outra vez a ata!!! De tal forma que optei por abandonar a reunião.
Meus senhores, preservar a nossa língua é deveras importante, todavia considero que não era aquele o local ideal e desconhecia tão notáveis linguistas na minha terra. Aproveito para mostrar a minha solidariedade com a secretária, que foi a principal visada, visto ter sido ela a responsável pela redação da malfadada ata.
Aos eleitos (principalmente aos que fizeram da ata um cavalo de batalha), relembro que foram escolhidos pelo povo e apelo ao bom senso. Aproveito para dizer que nestes dias tão ocupados devemos concentrar os nossos esforços no que realmente interessa.

Viva Ceira."

Texto de Pedro Miguel Silva no site Ceira Move



Sem comentários: