08 março 2013

A linha 10C



Hoje estava para aqui perdido nos meus pensamentos e eis que me lembrei de uma situação que aconteceu com a afilhada da minha esposa e que nos faz pensar em como os tempos estão diferentes. Não é que num certo dia a afilhada da minha esposa se chegou ao pé da mãe e lhe disse: "Mãe, quero andar de autocarro com as minhas amigas!!", a mãe como é óbvio achou estranho e perguntou-lhe onde queriam ir e que autocarro iam apanhar, etc. A miúda disse que queiram ir ao Forum ou a outro lado qualquer, o queriam era dar uma volta de autocarro.


Ora, isto fez-me logo lembrar os meus tempos de escola em que o pessoal ia quase todo de autocarro para as aulas, autocarro esse que muitas vezes ia tão cheio que quase não nos conseguíamos mexer. Hoje em dia há muitos jovens que nunca entraram num autocarro, os pais vão levar e buscar os filhos à escola face ao constante medo que algo aconteça lhes aconteça. Os tempos hoje são diferentes, é mais perigoso.

Nem imaginam quantas vezes eu já pensei em dar uma voltinha de autocarro, na velhinha linha 10C. Quem não se recorda? E aquele autocarro a que apelidámos de "caixa de fósforos"? E a quantidade de vezes que deixei o chapéu de chuva no autocarro? E as vezes que tínhamos de correr desde a Quinta das Flores para apanharmos o autocarro para não ficarmos quase uma hora à espera do próximo? Quando tal acontecia, e para não ficarmos á espera, ás vezes com frio e chuva, atravessávamos a estrada e apanhávamos o autocarro que vinha de Ceira e dávamos a volta completa.

Alguém ainda se lembra do passe daquela altura? As vezes que me esquecia dele em casa e tinha de voltar para trás, as vezes que o perdi e que pedi a segunda via!! As vezes que me esquecia-a de comprar aquela senha azul que colava umas em cima das outras até ficar com um montinho. Uma vez, nem passe, nem senhas, nem dinheiro, nada... Fui de comboio com uma amiga, fechei-me na casa de banho e saí na primeira estação de Ceira. Que loucura, que aventura!!! Já adulto lembro-me de o pessoal ir beber café, beber uns copos e jogar máquinas para o O Jorge e depois irmos todos no autocarro das 23h50, que era o último autocarro para Coimbra. Descíamos no Colégio São Teotónio e íamos a pé até à Praça da República. Velhos e bons tempos!!! Agora... Agora os pais vão levar e buscar os miúdos à escola, ao shopping e até à discoteca!! Nem todos mas muitos fazem isto!! Até compreendo face à violência a que assistimos a cada abertura de telejornal.



Sem comentários: